"3-Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4-o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 5-Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem," 1.Timóteo 2.3-5
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Natureza e Cultura
Vejo a natureza e a cultura humana como universal, sendo ela a única no universo, imutável na sua essência, porém com possibilidade na sua característica de se modifica conforme mudam as normas e os entendimentos humanos ao passar do tempo.
É ela, a natureza e a cultura que possibilita a distinção entre seres humanos e animais, e também entre povos e raças, através dos utensílios ou instrumentos, e da presença da linguagem simbólica que cada grupo desenvolveu ao logo da sua história, principalmente pela sua inteligência única entre todos os seres criados.
No que refere à natureza humana deve ressaltar a sua necessidade e a sua incansável busca pela a religião, seja ela em qual filosofia ou linha de pensamento, o ser humano busca as respostas para a sua indagação e há alguém que á encontre na religião.
E com isso pode-se considerar a consciência a uma religião como também distinção entre os homens e os animais, tendo em vista que só o ser humano tem está capacidade de acreditar e produzir Fé em alguém ou em alguma coisa, e com esta natureza ele estará fazendo parte da cultura de uma sociedade.
É, portanto o modo como os homens constroem sua vida material que dá origem a organização da vida espiritual e das relações sociais dentro de uma comunidade, formando um conjunto que constitui a cultura de um povo.
Assim, não podemos falar de cultura no singular, mas sim de culturas, pois elas são múltiplas e variáveis, de acordo com a diversidade dos modos de ser e viver das coletividades humanas.
Por meio múltiplas linguagens, o ser humano expressa suas idéias, sentimentos, crenças e valores no contexto de sua cultura.
Nesse sentido, todas as sociedades humanas, da pré-história aos dias atuais, possuem uma cultura dotada de uma natureza. E cada cultura tem seus próprios valores e sua própria verdade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário